Cada país possui estádios com características arquitetônicas semelhantes. A Inglaterra é, sem sombra de dúvidas, o maior exemplo. É fácil notar que todos os estádios da Premier League tem as arquibancadas próximas ao gol. Não existem alambrados e nem fosso. São todos cobertos e dotados de cadeiras com apoio para as costas. Também pelo gramado pode-se ter pistas de onde está sendo realizado um jogo de futebol.
Como na Inglaterra, podemos perceber quando um jogo está sendo realizado na Espanha, Estados Unidos, Itália, Argentina, etc. Cada local possui uma característica própria.
Como nesses locais, os grandes estádios públicos brasileiros possuem algumas características próprias. Geralmente possuem a forma elíptica, quase circular. Suas arquibancadas são um pouco afastadas do campo de jogo, porém essa distância geralmente não permite a instalação de uma pista de atletismo. Existe um fosso entre gramado e arquibancada. Alguns possuem coberturas de concreto armado (Maracanã, Mineirão), mas que não protegem todos os torcedores das intempéries. Possuem três tipos de arquibancadas: a geral, a tradicional e a social. A princípio somente as sociais possuíam cadeiras. Atualmente estão sendo instalados assentos, porém, nem todos possuem assentos com apoio para as costas. Além disso, como já ocorreu no Maracanã, a geral está sendo retirada, pois a FIFA proíbe que, em jogos internacionais, exista local destinado a torcedores permanecerem em pé. Com isso, a parte das cadeiras sociais ganha mais espaço, e um espaço privilegiado. Perto do campo de jogo.
Em nosso país, três estádios são bastante semelhantes arquitetonicamente e podem confundir até o mais fanático torcedor: Maracanã, Mineirão e Castelão.
O Maracanã, após a ampliação da social ficou um pouco diferente dos outros dois. Mas suas características arquitetônicas permanecessem iguais.
Presume-se que, para a Copa de 2014, Mineirão e Castelão irão adotar a mesma solução, avançando a parte social por cima das gerais.
As arquibancadas tradicionais devem mudar pouco. Somente as cadeiras com apoios deverão tomar conta do espaço, dando um maior conforto aos torcedores. As coberturas de concreto deverão receber estruturas metálicas visando ampliar suas instalações e proteger todos os torcedores das intempéries. A estrutura metálica, por ser leve, evitará sobrecarga na estrutura de concreto já existente. Essas alterações pouco irão alterar seu visual original, até porque deverão ser utilizadas coberturas metálicas com fechamento em ETFE, o mesmo material utilizado no Estádio Allianz Arena, em Munique ou o PTFE, mesmo material utilizado no Estádio Greenpoint, na Cidade do Cabo. A pesada e marcante estrutura de concreto será mantida e será acompanhada da leve estrutura metálica.
O visual do campo de jogo deverá ser semelhante ao que existe hoje no estádio do Maracanã. É um lugar ótimo para se assistir a uma partida de futebol. Os torcedores têm fácil acesso às arquibancadas e cadeiras sociais.
Pelas transmissões das televisões será fácil se perceber que estaremos em um estádio brasileiro. A Copa do Mundo no Brasil irá mostrar aos torcedores internacionais que o Brasil possui uma arquitetura de estádios própria e diferente da existente na Europa.
Não vemos isso nos estádios da África do Sul, pois percebe-se pela televisão que são todos parecidos com os estádios europeus.
Só me preocupa a arquitetura dos estádios brasileiros que deverão ser construídos para a Copa do Mundo de 2014. Parece que estão sendo inspirados em estádios europeus e não nos estádios brasileiros.
Não que eu seja contra que as arquibancadas fiquem mais próximas do campo de jogo, pelo contrário. Sou a favor de um projeto moderno, com novos materiais. Mas acho que devem ser semelhantes à arquitetura dos estádios brasileiros e não à arquitetura dos estádios europeus.
Acho que os torcedores de outros lugares, quando assistirem a um jogo pela televisão, em qualquer parte do planeta, deveriam olhar para os nossos estádios e ver que ele são diferentes dos existentes em qualquer outro país.
Na Copa das Confederações não notamos que os estádios africanos possuem uma arquitetura africana. Não acho que apenas uma referência a um elemento africano seja razão para dizer que o estádio está respeitando uma característica arquitetônica regional. Talvez seja porque na África do Sul não exista uma arquitetura típica. O fato é que pela televisão, a impressão que se dá é a de que são estádios semelhantes aos estádios europeus.
Se cada país que receber uma Copa do Mundo continuar a construir estádios com as características dos estádios europeus, veremos que as Copas do Mundo serão todas iguais. Ao vermos no futuro, um jogo de uma determinada Copa, não saberemos distinguir onde ela foi realizada.
Acho que o Brasil tem todas as condições de mostrar ao mundo que possui sua característica própria de estádios, pelo menos através do Maracanã, do Mineirão e do Castelão. Pelos projetos que vi, acredito que nossa arquitetura será mantida.
Gostaria que nos demais estádios isso também fosse observado.