sexta-feira, 26 de junho de 2009

RECIFE: Cidade da Copa x Arruda

Bom dia a todos

Gostaria de comentar sobre a sede da Copa do Mundo de 2014: Recife, capital do estado de Pernambuco.

Mais do que justa a escolha dessa cidade como uma das sedes da competição. Conforme minhas previsões (ver no post: "Suposição da quantidade de jogos que cada estádio irá abrigar durante a Copa do Mundo de 2014 no Brasil."), penso até que a capital pernambucana será a sede de uma das semifinais da Copa do Mundo.

O que não concordo é com a construção de uma Cidade da Copa para abrigar os jogos do torneio, sendo que Recife já possui três tradicionais clubes com seus respectivos estádios.

Um deles, o Santa Cruz FC, é proprietário do estádio do Arruda, para mim o ideal para receber jogos internacionais.

O estádio do Arruda (1972) é o maior estádio da cidade, o segundo maior estádio particular do Brasil e o sexto do mundo. Atualmente, pode receber até 60 mil pessoas.

Recentemente, foi feito um projeto de modernização do local, adequando sua estrutura às recomendações da FIFA. O nome do estádio seria alterado para Arena Coral e sua capacidade aumentaria para 68.500 pessoas, tornando-se um dos maiores estádios da Copa do Mundo de 2014 e ideal para receber os jogos de uma eventual semifinal da competição.

Valor do Projeto: R$ 190 milhões.

Uma das vantagens do Arruda é que, atualmente, pode-se chegar até esse estádio através de 82 linhas de ônibus que passam em frente à arena. Além disso, uma dessa linhas é integrada ao metrô, facilitando ainda mais o trânsito dos torcedores.

O bairro onde o estádio se localiza precisa ser melhorado, mas isso seria trabalho para a prefeitura da cidade do Recife e essas obras trariam grandes benefícios para os seus moradores.

Enquanto isso, o Comitê Organizador da Copa, de Recife, planeja construir uma CIDADE DA COPA, que na verdade estaria na cidade de São Lourenço da Mata, a 16 km de Recife. É também um local humilde, porém tem a desvantagem de estar longe do centro da capital pernambucana, dificultando, e muito, o trânsito dos torcedores, principalmente os turistas que não conhecem o local, até porque os hóteis estariam todos localizados próximos ao centro da cidade do Recife.

Esse novo projeto planeja um estádio para 48.500 pessoas e um gasto de R$ 1,6 bilhões.

É um absurdo dar continuidade com isso. O que fazer com a Cidade da Copa, após os jogos do torneio? Alguém acredita que o Náutico, o Sport e o Santa Cruz abandonarão seus estádios para jogarem nessa arena? Acho difícil.

Pelo exposto acima, sou a favor da reforma do Arruda, ou seja, sou a favor da ARENA CORAL.

Um abraço



Cidade da Copa

Arena Coral

Nenhum comentário:

Postar um comentário